quinta-feira, 2 de maio de 2013

O Deputado Federal Amauri Teixeira (PT/BA), participa de audiência organizada pela FEAM (Federação das Associações de Mairi).

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (19), no Espaço Nordeste, uma audiência com o Deputado Federal Amauri Teixeira (PT/BA) audiência essa organizada pela FEAM (Federação das Associações de Mairi), onde o tema principal foi a Seca.

Fizeram parte da mesa Petrucio Bandeira representante da CDL-Mairi, Vereador Alan, Vereador Pororó, o Deputado Federal Amauri Teixeira (PT/BA), João Filho presidente da FEAM (Federação das Associações de Mairi) e Juarez Sena representante da EBDA.

Como o tema principal foi à seca, todos da mesa tiveram a oportunidade de apresentar e mostrar ao deputado suas opiniões e dizer o quanto o nosso município está sofrendo com essa estiagem.

Durante a audiência o deputado Amauri defendeu a reestruturação e o fortalecimento do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca e citou algumas de suas solicitações ao congresso em relação à seca como: Urgência na concessão do crédito aos pequenos agricultores atingidos pela seca, o parlamentar encaminhou também ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, ofício solicitando a realização da Comissão Geral, uma espécie de sessão especial no plenário, com os mesmos convidados para debater os efeitos da Seca no Nordeste.

Os produtores da região Nordeste atravessam grandes dificuldades em função da seca, considerada a mais severa dos últimos cinquenta anos e que continua a se prolongar. A demora na concessão do crédito para os produtores rurais tem agravado ainda mais a situação de quem atravessa o problema, pois sem o crédito eles não conseguem voltar a produzir. Sensibilizado com a situação o deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) encaminhou nesta terça-feira (16/04) à Comissão de Finanças e Tributação o requerimento nº 172/13, no qual solicita a realização de Audiência Pública para debater a demora na concessão de crédito aos agricultores familiares atingidos pela seca.

O parlamentar sugere que sejam convidados os chefes das Carteiras de Crédito do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e representantes dos produtores rurais. “Na seca não há saída para os produtores, pois o gado morre, não há o que colher, não há o que comer e esses entraves burocráticos na demora da concessão crédito para o pequeno produtor fazem com que a seca se torne ainda mais cruel para que vive no semiárido”, defendeu Teixeira.

O deputado Amauri Teixeira lembrou também da situação dos agricultores, “precisamos pensar também numa solução imediata para que os produtores possam voltar a cultivar, eles não tem condições de pagar as dívidas, porque perderam suas plantações e seus rebanhos, precisamos oferecer mais alternativas”, defendeu.
129 municípios baianos estão em situação de colapso total ou parcial de abastecimento de água, com enfrentamento de racionamento ou com abastecimento feito apenas com carros-pipa, onde estamos passando por uma das piores estiagens dos últimos 50 anos no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário